domingo, 5 de agosto de 2012


Conversa fiada!!!

Algumas conversas com diversos amigos vem me perturbando ultimamente. Adoro quando isso acontece, pois gera em mim questionamentos, dúvidas, conflitos, mas nem sempre respostas... Conversas normais, sem pretensão intelectual. Conversas, as vezes, bestas, só pra rir, mas minha cabeça decodifica aquilo como algo a ser pensado... Eu fico atenta as frases que usamos cotidianamente, coisas superficiais, mas que pautam intricicamente a nossa sociedade sem nos darmos conta disso. “Um dia super, uma noite super, uma vida superficial” (Gessinger)...
Por exemplo, comumente a gente ouve ou fala: ‘ninguém paga as minhas contas’, ou, ‘não devo nada a ninguém’, ou ainda, ‘ eles ganham muito e a gente não lucra nada com isso’!!! Isso saiu de um papo de internet e de buteco numa conversa sobre futebol, que me levou a pensar... Até que ponto minhas emoções estão atreladas ao ‘ter’ e não ao ‘ser’?! Por que deixamos de nos permitir sentir algo somente porque não ‘ganharemos’ ou lucraremos nada com isso?! Meio abstrata esta conversa, né?! “Eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem” (Gessinger)...
Pensar no que se tornou o futebol, na grande lucratividade dos clubes, pricipalmente num país como o nosso, em que o salário mínimo é vergonhoso, R$622.00, é óbvio que é de revoltar. Pensar também na forma que é conduzida nossa educação, e que na maioria das vezes os teorcedores, não são um ‘um bando de louco’ mas sim massas ludibriadas pelo sistema que dá ‘pão e circo’ algumas vezes no ano para  que a gente não questione a forma que a política vem sendo direcionada. Pra fazer a gente esquecer o aumento do combustível bem na hora em que ‘seu’ time foi o campeão... tudo isso é muito lindo...
Triste pra mim ter pensado nisso tudo. Achei que somente a emoção, a alegria de ver nosso time sendo campeão, bastaria. Achei que conseguiria ver o mundo ‘cor-de-rosa’, onde minha emoção, meu sentimento não fossem pautados pelo capitalismo, mas ele está em todo lugar... as minhas impressões sobre o mundo estão sendo alteradas gradativamente. Ao mesmo tempo que me decepciono, tenho esperança, baseada não sei em que, de que... não sei... não sei se de fato tenho esperança pra qualquer coisa... mas gostaria de ter... mas uma esperança a parte da religião... uma esperança no ser humano...



P.S.: Olhem no que se transformou uma conversa de buteco sobre futebol... cuidado, pessoal, o que falam comigo!!!
MAG...

Nenhum comentário:

Postar um comentário